quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Padrões de codificação de carateres



Boas, hoje vamos debruçar-nos sobre padrões e codificação de carateres no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B.


Uma codificação de caracteres é um padrão de relacão entre um conjunto de caracteres e um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.


Exemplos comuns, ou seja, algumas das formas de representação são:

ASCII;
Unicode (É um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente);
EBCDIC (Utilizado em servidores IBM antigos, é completamente

diferente do ASCII);
IBM PC Extended Character (Caracteres representados por binários desde 128 até 255 (0… 127: ASCII). Representações de dígitos da representação Unicode);


ISO Latin and ANSI (Partilham os primeiros 255 caracteres. A partir deste número os formatos diferem do Unicode)


Tabela ASCII:




A tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange = Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) consiste numa tabela composta por vários caracteres, tais como, letras, números, simbolos e comandos.Existem duas tabelas ASCII: a de 7 bits (com um total de 128 caracteres) e a de 8 bits (com um total de 256 caracteres, que é o padrão estendido incluindo caracteres acentuados).


Tabela Unicode



Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard, o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.

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