quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Padrões de codificação de carateres



Boas, hoje vamos debruçar-nos sobre padrões e codificação de carateres no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas B.


Uma codificação de caracteres é um padrão de relacão entre um conjunto de caracteres e um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.


Exemplos comuns, ou seja, algumas das formas de representação são:

ASCII;
Unicode (É um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente);
EBCDIC (Utilizado em servidores IBM antigos, é completamente

diferente do ASCII);
IBM PC Extended Character (Caracteres representados por binários desde 128 até 255 (0… 127: ASCII). Representações de dígitos da representação Unicode);


ISO Latin and ANSI (Partilham os primeiros 255 caracteres. A partir deste número os formatos diferem do Unicode)


Tabela ASCII:




A tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange = Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) consiste numa tabela composta por vários caracteres, tais como, letras, números, simbolos e comandos.Existem duas tabelas ASCII: a de 7 bits (com um total de 128 caracteres) e a de 8 bits (com um total de 256 caracteres, que é o padrão estendido incluindo caracteres acentuados).


Tabela Unicode



Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard, o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Grandezas Informáticas

Boas,

Hoje vamos debruçar-nos acerca das grandezas informáticas.



O computador trabalha com informações, essas informações navegam rapidamente dentro do computador e precisam de ser armazenadas ou manipuladas.O computador para trabalhar com essas informações utiliza os números binários, ou seja para armazenar suas músicas, textos, imagens no seu computador ele utiliza a representação binária que é um conjunto de 8 números formados por 0 e 1 que representa um objeto do mundo real como uma letra, um número, uma imagem, etc.



Com o aumento do uso do computador e, principalmente, da Internet, as grandezas usadas na informática tornaram-se relevantes.Está aqui apresentado um gráfico crescente das grandezas informáticas:


Resultado de imagem para grandezas informaticas


A unidade SI desta grandeza é o byte e representa-se por B.
Porém no nosso dia a dia associa se 1 GB a 1000 MB mas como podemos verificar pelo gráfico induzem nos em erro.


terça-feira, 15 de outubro de 2019

Multimédia

Boas,

Ao longo desta semana foi-nos proposto um PowerPoint sobre multimédia,sendo depois publicado aqui bem como noutro site (Issuu).
O trabalho esta disponível ao clicar na imagem em baixo apresentada:





terça-feira, 8 de outubro de 2019

Experiência QR Code



Boas,
Hoje tivemos uma pequena experiência com QR Codes onde foi possível a leitura de QR Codes ,bem como a criação de um.


O que é um QR Code?
QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente ser lido usando a maioria dos smartphone equipados com câmara. Esse código é convertido em texto (interativo).
Hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controlo de stock em indústrias e comércio. 








Para uma melhor experiência interativa apresentamos aqui um QR Code, para os curiosos, com um video divertido:







 Para poder aceder diretamente ao nosso blog proceda á leitura deste QR code: 



Fontes:

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada







Boas,

Vamos hoje falar-vos um pouco sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentado e estabelecer algumas distinções entre as duas.


Realidade virtual ,
é uma tecnologia cujo objectivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, recorre-se ao uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual,bem como óculos VR. Esta sensação de presença é usualmente referida como imersão.
No video apresentado a seguir esta presente um exemplar:



A Realidade Aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. 
Esta é um sistema que combina elementos virtuais com o ambiente real, é interativa e tem processamento em tempo real e é concebida em três dimensões.
No video apresentado a seguir esta,novamente, presente um exemplar:





A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que vêm aparecendo em diversos eletrônicos. Apesar do nome parecido, elas possuem características e objetivos diferentes: enquanto a primeira leva você para um novo ambiente criado por computador, a segunda inclui projeções de conteúdos e informações complementares no mundo real.



Fontes:





terça-feira, 1 de outubro de 2019

Boas Vindas

Boas,

 Os donos deste blogue são: Rúben Pereira e Rafael Félix do 12ºD da Escola S/3 São Pedro

Rúben Pereira
Rafael Félix














Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Infomaticas B com a finalidade de publicar os nossos trabalhos realizados na disciplina.